domingo, 2 de dezembro de 2012

A diferença entre Justos e Impios.




Salmos 1.1-6
Bem-aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores.

Antes tem o seu prazer na lei do SENHOR, e na sua lei medita de dia e de noite.

Pois será como a árvore plantada junto a ribeiros de águas, a qual dá o seu fruto no seu tempo; as suas folhas não cairão, e tudo quanto fizer prosperará.

Não são assim os ímpios; mas são como a moinha que o vento espalha.

Por isso os ímpios não subsistirão no juízo, nem os pecadores na congregação dos justos.

Porque o SENHOR conhece o caminho dos justos; porém o caminho dos ímpios perecerá. 

Este primeiro salmo  nos traz um grande contraste ou diferença que existe ou deveria existir entre o impio e o justo. Ele começa ensinando que o justo, aquele que teme ao Senhor são bem-aventurados ou seja mais do que felizes. Na sequência ele nos mostra o que o justo não deve fazer, o que deve fazer e como ele é abençoado, vejamos:

1- O que o justo não deve fazer (V1)
Não andar segundo o conselho dos impios.
Não se detém no caminho dos pecadores.
Não se assenta na roda dos escarnecedores.

O justo que teme ao Senhor são mais do que felizes, pois, foram comprados por bom preço (1Co 7.23), logo é inadmissível estar na congregação dos justos e continuar agindo como os impios, não nós pertence mais andar, se deter ou se assentar com impios, pecadores e escarnecedores, pois o Filho do Homem nos libertou (Jo 8.36).

Obs: Dar atenção para uma pessoa impia, pecadora, no afã  de evangeliza-la ou até mesmo de ter sua amizade não há problema algum. O que não deve acontecer é o justo compactuar com seu erros e pecados. A bíblia nos ensina: "Não erreis..." (Gálatas 6.7), se semearmos o pecado, ceifaremos a condenação.

2- O que o justo deve fazer (V2)
Ter prazer na lei
Meditar nela dia e noite

O prazer do servo fiel esta na lei do Senhor, o grande general Josué foi orientado pelo Senhor a meditar na sua lei a fim de obter vitoria (Js 1.8). O Salmista dizia: Abomino e odeio a mentira; mas amo a tua lei.(Sl 119.163).
O justo deve ter prazer nos estatutos e na lei do Senhor, pois ela é lampada para os pés e luz para o caminho (Sl 119.1-05). A lei de Deus é para ser meditada, pregada, proclamada em tempo e fora de tempo (2 Tm 4.2). Isso sim nós devemos fazer com muita propriedade.

3- Como o justo é abençoado (V3)
Será como a árvore plantada junto a ribeiros

Este verso nos mostra que o justo esta plantado junto a ribeiro de águas,  e que além dele estar firme ainda desfruta do frescor das águas do ribeiro.Sendo assim ele tem uma vida abençoada, prospera e abundante em Cristo.

Não são assim os impios (V4-5)
Mas o que significa a palavra "ímpio"? Segundo o dicionário Aurélio, segue a definição:
Do Latim impiu adj. e s. m., que ou o que não tem religião; ateu; sem piedade; desumano; cruel.

Eis ai a grande diferença, os impios são como a moinha ou como a palha, não tem firmeza, o vento os espalha. Eles também não desfrutam do frescor das águas do ribeiro, são secos, vazios, ocos.São estereis.
Os impios não permanecerão na congregação dos justos e também não subsistirão no dia do juízo.Ainda que desfrutem de prosperidade e felicidade, tudo isso é aparente e momentâneo,  se não se arrependerem logo caíram em destruição (Sl 73.18).

O Senhor é quem faz a diferença (V6)
O salmista termina esta breve poesia reconhecendo que, Deus conhece o caminho de cada um. 

A justiça do sincero endireitará o seu caminho, mas o perverso pela sua falsidade cairá (Pv 11.5)
Mas, se advertires o ímpio do seu caminho, para que dele se converta, e ele não se converter do seu caminho, ele morrerá na sua iniquidade; mas tu livraste a tua alma (Ez 33.9)

Asafe, o grande ministro de louvor por um momento ficou perturbado com a prosperidade do impio, mas quando ele entra no santuário de Deus logo ele percebe qual é o fim deles.

Meus amados e queridos irmãos, o nosso dever como servos de Deus, justificados pelo sangue de Cristo é pregar o evangelho e deixar que o Espirito Santo os convença. De forma alguma podemos nos conformar com este mundo impio e nem nos moldar a este sistema perverso.

Shalon Adonai,
Ev. Silas Pimenta


Nenhum comentário:

Postar um comentário