terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Gideão - Superando as Crises.



Israel esta em aperto, por sete anos os midianitas escravizam e exploram o povo de Deus. Porém, Deus chama um homem e o constitui juiz e libertador de Israel, Gideão.

O povo não aguentava mais, então clama ao Senhor por socorro e livramento. Logo o Senhor envia um anjo a Gideão e lhe diz ..." O Senhor é contigo varão valoroso" ( Jz 6.12 ). Todavia, antes do cumprimento do chamado, Gideão deveria superar alguma crises, vejamos:


  • Crise Histórico-Teológica ( Jz 6.13 ) - Para Gideão, o Deus  que havia feito milagres e prodígios na época de Moisés, agora havia abandonado e desamparado o povo de Israel. Para ele, Deus só trabalhou para Israel no passado.  Quantos nos dias atuais não tem enfrentado esta crise, acham que Deus é incapaz de realizar um milagre em suas famílias e até mesmo em suas próprias vidas.Não nos esqueçamos: Hb. 13:8 “Jesus Cristo é o mesmo, ontem, hoje e para sempre.”




  • Crise de Capacidade ( Jz 6.15 ) - Gideão não sabia como libertar Israel da escravidão do midianitas - "Ai, Senhor meu, com que livrarei  a Israel"? Isso significa que os israelenses não tinham arma de guerra. Assim compreendemos que Deus não estava atrás de um homem com armas, mas queria levantar um líder de valor, cheio de forças e curado das crises. Amados, Deus não esta atrás de super-homens, mas sim de homens de valores. Ele como bom provedor nos deu armas espirituais, para vencermos as crises e destruirmos as fortalezas “Porque as armas de nossa milícia não são carnais, mas, sim, poderosas em Deus, para destruição das fortalezas” (2 Co 10.4). 

  • Crise de Complexo de Pobreza ( Jz 6.15 ) - Gideão também fez questão de destacar a pobreza de sua  família. Quando Deus chamou Gideão, Ele não estava interessado em nobreza ou linhagem real. Deus apenas queria estar presente na vida de um grande líder  "...eu ei de ser contigo" ( Jz 6.16 ). Quantas desculpas em nossos dias, muitos dizem que nada podem fazer em relação ao reino de Deus pois não são pastores, evangelistas, diáconos, presbíteros , enfim. "Mas o SENHOR me disse: Não digas: Eu sou um menino; porque a todos a quem eu te enviar, irás; e tudo quanto te mandar, falarás.( Jr 1:7 )". Deus esta interessado em usar as nossas vidas, independente de posições eclesiásticas ou sociais, pois , há um povo que precisa ser libertado.

  • Crise de Complexo de Inferioridade ( Jz 6.15 ) - Por último, Gideão ainda mencionou que era o menor da casa de seu pai. Nem sempre Deus está em busca de um homem maior ou menor, forte ou fraco. Deus no caso de Gideão, estava atrás de um homem valoroso. Meus amados irmãos e amigos, não se sintam inferiorizado. Vocês por certo se lembram de Davi, era  o menor, e foi por Deus escolhido para ser rei de Israel. "Disse mais Samuel a Jessé: Acabaram-se os moços? E disse: Ainda falta o menor, que está apascentando as ovelhas. Disse, pois, Samuel a Jessé: Manda chamá-lo, porquanto não nos assentaremos até que ele venha aqui "( 1 Sm 16.11 ).

  • Concluo esta reflexão dizendo: VOCÊ TEM UM VALOR, O ESPIRITO SANTO SE MOVE EM VOCÊ, por isso, quero que valorize o que você tem.
             Fonte: Teologia Pastoral, Quemuel Lima- IBAD.
              Bíblia Sagrada.

             Abraços Fraternos,
            Ev. Silas Pimenta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário