quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Fortalecei-vos no Senhor e na força do SEu poder.


Clique na imagem para amplia-la.

Título:
Se revestindo das armaduras de Deus para não cairmos no campo de batalha


Versículo - Chave
Efésios 6.11
Tema:
Com as armaduras de Deus o crente caminha seguro.
Introdução:
Carta do Apostolo Paulo escrita aos Efésio em aproximadamente 62 d.C.
A cidade estava situada na Ásia Menor, havia um grande templo dedicado a deusa Ártemis (Diana em latim). Logo, os crentes daquele lugar eram bombardeados pelos cultos idolátricos. Dentre os vários propósitos da carta, Paulo exorta os crentes de Éfeso a estarem protegidos, pois estavam em uma batalha espiritual e para triunfarem na batalha, deveriam portar as armaduras de Deus. Vejamos.
Ilustração:
Certo jovem, novo convertido de determinada denominação, no afã de ver todos convertidos, saiu a evangelizar sem nenhuma preparação a todos em seu bairro. Logo aquele jovem evangelizou seu bairro e os bairros vizinhos.
Insatisfeito, foi ele sozinho e despreparado evangelizar um prostíbulo de sua cidade. Para sua infelicidade logo caiu em desgraça,pois, não estava devidamente preparado para entrar na batalha.
Conteúdo:
Paulo, o apostolo aos gentios aconselha aos crentes de Éfeso a se fortalecerem no Senhor e no seu poder. Trés assuntos nos saltam aos olhos neste capitulo, são eles: 1-Se fortalecer, 2-Lutar contra o invisível e 3-Portar as Armaduras de Deus.
1- Se fortalecer
A bíblia nos exorta a todo momento a estar fortalecido e a ser forte ( Is 35.3: Rm 15.1 ).
Um lutador deve se prepara para o dia do combate, deve fortalecer seus músculos se quiser ter exito, da mesma forma um atleta.
Com o cristão não é diferente, ele deve construir a base da sua caminhada cristã sobre Cristo a Rocha Eterna, desta forma pode vir as chuvas, os rios e os ventos da vida que ele não caíra pois, esta firme,fortalecido em Cristo.
2-Lutar contra o invisível
A nação de Israel era uma nação pastoril, cuidava da terra, todavia, teve que aprender a lutar para poder tomar posse da terra prometida. No AT as guerras faziam parte da vida do povo, as nações queriam ampliar seu domínios. O apostolo aqui nos instrui dizendo que: “não temos de lutar contra a carne e sangue, mas sim contra os principados e potestades, contra as hostes espirituais da maldade nos lugares celestiais.
Infelizmente em nossos dias, os hinos parecem que estão jogando um crente contra o outro, até as mensagens de teles-pregadores incitam a discórdia e a desavença na congregação dos santos.
Meus irmãos a nossa luta é contra o invisível, para combater as potestades só com o poder que o Mestre da Galileia outorgou a sua igreja ( Mt 16.18; Mt 10.1 ).
3-Portar as Armaduras de Deus
Paulo agora, fazendo uso das armaduras de um soldado romano, ilustra como deve ser as armaduras de um soldado de Cristo. Fazem parte das armaduras de um cristão:
O cinto da verdade,serve para segurar e ajustar a couraça - Deus concedeu a igreja o Espirito da verdade, logo o cristão deve andar na verdade ( Jo 14.17 )
Couraça da Justiça- Proteção do peito e do coração, Deus também nos livra dos sentimentos negativos.
Calçados os pés com a preparação do Evangelho- Proteção dos pés; o Evangelho de Cristo é a base da fé e nos leva a evangelizar.
Escudo da fé- Proteção dos ataques, a fé é o firme fundamento (Hb 11.1), logo o escudo nos protege das flechas das heresias e do mundanismo.
Capacete da Salvação- Proteção da mente, ajuda-nos a resistir ao diabo e suas propostas. Temos convicção da salvação e também a mente de Cristo (1Co 2.16).
Espada do Espirito- Proteção e ataque, devemos manejar bem a palavra da verdade (2Tm 2.15),pois, com ela desfazemos as artimanhas do diabo.


Conclusão:
Amados e queridos irmãos, se estivermos fortalecidos com o poder de Deus, sem dúvida nenhuma conseguiremos resistir no dia mal. Tendo consciência que a nossa luta é espiritual podemos entrar na batalha, pois, estaremos protegidos do alto da cabeça à planta do pé. Não estaremos vulneráveis e assim dissiparemos as forças das trevas.
O jovem da ilustração entrou na batalha despreparado e pereceu, nós, porém, entraremos na batalha revestidos de Deus e venceremos.

Abraços,
Ev.Silas Pimenta.

5 comentários:

  1. Graça e Paz Ev Silas

    Parabéns pela postagens

    Que possamos estar sempre preparados para todo o momento.

    Deus te abençoe

    Um Abraço


    Pb Uilton

    ResponderExcluir
  2. Shalon meu amigo e irmão,
    Pb.Uilton.

    Grato pela visita e comentário.Realmente devemos estar firmes e constantes.

    Abraços,
    Seu conservo.

    Ev. Silas Pimenta.

    ResponderExcluir
  3. OLÁ EV. SILAS

    AMEI ESSA MENSAGEM, ESTOU PREPARANDO UMA MINISTRAÇÃO E ESTÁ ME SERVINDO COMO FONTE DE ESTUDO.

    MUITO OBRIGADA E QUE O SENHOR ABENÇOE!

    PRA. ÂNGELA

    ResponderExcluir
  4. Graça e paz, muito edificante a mensagem que Deus o abençoe ,e que a cada dia traga a revelação da palavra para edificação de muitas vidas um abraço Pra.Estelita

    ResponderExcluir
  5. Graça e paz, muito edificante a mensagem que Deus o abençoe ,e que a cada dia traga a revelação da palavra para edificação de muitas vidas um abraço Pra.Estelita

    ResponderExcluir