quinta-feira, 24 de março de 2011

João, o Apóstolo Amado.



João, o Apóstolo Amado.
Filho de Zebedeu e Maria Salomé, irmã de Maria (Mt 20.20-21, 27.56), e sócio de seu irmão Tiago, de Pedro e de André em uma atividade pesqueira na cidade de Cafarnaum.Chamado possivelmente aos 24 anos de idade, para largar as redes e se tornar um dedicado pescador de homens junto com outros dez apostólos.

Participou de momentos de muita importância durante o ministério de Jesus, como por exemplo:
A ressurreição da filha de Jairo (Mc 5.37-43,  Lc 8.51-567).
A transfiguração no Monte Tabor (Mc 9.2-13, Lc 9.28-36).
Vivenciou a angústia sentida por Jesus no Getsêmane (Mt 26.36-46).

Os últimos anos de João, foram vividos em Éfeso, foi desta cidade que João escreveu o Evangelho e as Epístolas que levam seu nome (Epístolas Joaninas).Escreveu o Evangelho para combater as heresias dos Ebionistas e as Epístolas para combater o Gnosticismo. 


Segundo a tradição, o Imperador Domiciano consentiu no martírio de João, ordenando que o apóstolo fosse lançado em um tacho de azeite fervente e, miraculosamente  teve a vida poupada. O imperador não ousou atentar novamente contra João, mas o desterrou  para Pátmos (Ap 1.9), uma ilha-prisão. Lá escreveu as revelações em Apocalipse.
Assim como o decálogo foi dado a Moisés em meio a relâmpagos e trovões (Ex 20.18), o Apocalipse foi revelado a João o filho do Trovão (Mc 3.17).

João foi considerado o apóstolo amado, mas isso não implicou a ele privilégios, muito pelo contrário, passou por perseguições assim como os outros apóstolos e cristão passaram, mas essas situações adversas não fizeram com que ele desistisse  de cuidar da igreja do Senhor Jesus .

Será que nós estamos preocupados em zelar e cuidar daquela que é amada de Deus assim como o apóstolo fez?


Fonte de pesquisa: Dicionário Bíblico Wycliffe / Hebreus e Epístolas Gerais-Ricardo Carvalho-IBAD / Bíblia de Estudo Pentecostal


Em Cristo, o Amado da minha alma,
Pb.Silas Pimenta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário