quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Nem eu também te condeno.

João 8.11
Amados irmãos e amigos, quero refletir convosco sobre este trecho da bíblia que fala da mulher adultera. Mais especificamente sobre estas palavras ditas pelo bom Mestre da Galiléia (Jesus).

1-Nem eu também te condeno.
Ouvir estas palavras diante de um fragrante eminente, com certeza foi um alivio para esta pobre mulher.
Agora, Jesus da uma lição extraordinária para escribas, fariseus e todos os outros que ali estavam para condenar àquela pobre mulher a morte. A lei dizia que a pessoa que cometesse tal pecado era pra ser punido com morte por apedrejamento, não apenas a mulher, mas de igual modo o homem (Levíticos 20.10). Porém, Jesus dizia: Eu vim para que tenham vida, e a tenham com abundância (João 10.10)

Realmente, esses camaradas eram grandes hipócritas, diziam-se conhecedores da lei, porém, não eram tão dedicados em cumpri-las. Veja o que Jesus diz a respeito deles:
Mateus 23.13
Mas ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! pois que fechais aos homens o reino dos céus; e nem vós entrais nem deixais entrar aos que estão entrando.


2-Vai-te, e não peques mais.

Aí esta a palavra de absolvição, este não é o dia do depauperamento desta mulher, mas é o dia em que ela recebe do Príncipe da vida, uma nova existência. Ela estava morta espiritualmente, moralmente e prestes a morrer fisicamente (Romanos 6.23), porém, neste trágico caminho de morte aparece o Dono da Vida.

Jesus não apenas perdoa, mas adverte aquela mulher a não pecar mais. Jesus mostra àquela mulher que ela havia errado e que a partir daquele momento a sua vida havia mudado.


Conclusão

Por vezes nos deparamos com situações semelhantes. Pessoas em nossa volta cometendo todo tipo de torpeza. Pessoas que são condenadas todos os dias por suas consciências e também pela consciência alheia. E por vezes imitamos os fariseus, condenamos as pessoas.
As pessoas que usam drogas são condenadas por aquelas que não usam.
Os pobres condenados pelos ricos, os ignorantes condenados pelos intelectuais. Os irreligiosos condenados pelos religiosos e dai por diante.
Todavia, nós temos um exemplo a seguir: Jesus. Nós temos a palavra de absolvição: Jesus.
Ainda hoje podemos sentir o poder destas palavras:



E disse-lhe Jesus: Nem eu também te condeno; vai-te, e não peques mais.

Em Cristo,
Pb.Silas Pimenta.



Um comentário:

  1. Geralmente, algumas pessoas não aceitam a "situação" que o outro está vivendo no momento...a prostituição,o lesbianismo,o homossexualismo...etc
    até mudaram o nome de pecado prá "preconceito"não julgo prá não ser julgada, mas, me dá pena dessas pessoas,que hoje,têem o evangelho e não procuram guardá-lo,antes,se "escoram" nessa passagem acima citada ..e se esquecem que Jesus está pedindo que abandonemos o pecado.
    Longe de mim julgá-los,mesmo porque não sou santa,mas me intriga,a sociedade apelar prá preconceito sendo que é pecado.
    Jesus vai voltar e julgar o mundo.

    Um abraço.

    ResponderExcluir