quinta-feira, 5 de setembro de 2013

Igreja, em qual dessas você se enquadra!


 Rainha, Concubina, Virgem ou Pomba.


Sessenta são as rainhas, e oitenta as concubinas, e as virgens sem número.
Porém uma é a minha pomba, a minha imaculada, a única de sua mãe, e a mais querida daquela que a deu à luz; viram-na as filhas e chamaram-na bem-aventurada, as rainhas e as concubinas louvaram-na. Cânticos 6:8-9
**********************************************************
O livro de Cantares de Salomão, é tido por muitos interpretes, como uma alegoria do amor de Deus por Israel ou de Cristo por sua Noiva a Igreja (os judeus entendem assim).
O livro de Cantares foi escrito pelo próprio Salomão em sua juventude, e tem como tema central “O Amor Conjugal”

Diante do exposto nos versículos 8 e 9, quero fazer uma analogia comparativa entre Cristo e a Igreja ( Salomão e as mais de 140 mulheres do seu harém )
*************************************************************
60 Rainhas ( 1º Tipo de Igreja ou de crentes )

Rainha por si só é aquela que é soberana, detentora de poder, de status etc.
Todavia, isso não queria dizer que ela desfrutasse de alguma comunhão com o rei, logo, por se tratar de varias rainhas, aprendemos, que isso era uma estrategia politica, quando reis de outras nações davam suas filhas para outros reis, para formarem assim uma aliança entre dois povos distintos e liberdade de comercio.

Logo amados irmãos, essas rainhas estavam ao lado do rei mas nem conheciam o rei intimamente. O status, o glamour e os privilégios de ser rainha já estava bom, ter intimidade com o Rei isso é secundário.
Infelizmente é justamente isso que temos visto. Pessoas se aproximam de Cristo mas estão preocupados é com a fama com vão obter, cantores falidos do mundo agora é cantor evangélico porque dá dinheiro, dá fama, dá status.

80 Concubinas ( 2º Tipo de Igreja ou de crentes )

Segundo o dicionario: Concubina é a mulher que vive com homem com quem não é legalmente casada.
Imaginem só o rei já tinha 60 rainhas e agora 80 concubinas. Essas mulheres estavam no palácio real e se sujeitavam a tudo. Elas estavam interessadas mais no seu sustento diário, algo que lhes era dado por serem concubinas do rei. Muitos servem a Jesus como essas mulheres apenas pelo pão que ele pode dar (João 6. 26,27). Essas pessoas querem apenas um momento esporádico com o rei, e não um compromisso serio.

As Virgens sem número ( 3º Tipo de Igreja ou de crentes )

Essas mulheres eram moças donzelas puras, que tinham uma relação com o rei apenas trabalhista, eram verdadeiras escravas, não tinham nenhuma intimidade conjugal com o rei. No reino de Deus há inúmeros trabalhadores e a grande maioria estão mais preocupados com a Obra de Deus do que com o Deus da Obra,
Você conhece alguém assim, pessoas que estão “acostumadas” a fazer a obra de Deus com a força de seu braço, não oram mais, não se consagram mais, não lê mais a bíblia. Pessoas que estão atarefadas com os afazeres do palácio, porém, não gozam de intimidade com o Dono do Palácio.

Uma é a Minha Pomba ( 4º Tipo de Igreja ou de crentes )

Os pombos são considerados como simbolo de paz e harmonia, foi uma pomba que Noé soltou para ver se as águas do diluvio havia baixado, simbolicamente representa o Espirito Santo.
Salomão diz com propriedade: “Uma é a minha pomba”

Todas as mulheres estavam no mesmo palácio no mesmo reino, todavia, Salomão tinha a sua preferida, a sua amada, a sua POMBA.

Diante de vários tipos de igrejas ou de crentes o Rei por excelência sabe quem realmente é a sua POMBA.

Que tipo de Igreja representamos nessa analogia? As Rainhas, As Concubinas, As Virgens ou a Pomba?


Concluo suplicando como a Sulamita no v14: Vem depressa, Amado meu.



Por
Evangelista Silas Pimenta

Fonte
BEP, Bíblia da Estudo Pentecostal
Em Revista, Analisando o Dia a Dia Da Igreja a Luz Das Sagradas Escrituras (Pr.Carlos Roberto Silva)

Nenhum comentário:

Postar um comentário