sexta-feira, 13 de abril de 2012

As 3 Etapas da Salvação.


Graça e Paz, da parte de Deus Pai e de Jesus Cristo o nosso Redentor.

Quero compartilhar com os amados irmãos e amigos, em poucas linhas, sobre este tema tão importante, porém, pouco compartilhado em nossos púlpitos.

Quando ouvimos a palavra "salvação" o que imediatamente imaginamos, como definição, é a Obra de Cristo no Calvário, que nos trouxe o perdão dos pecados. No entanto, esta palavra no grego tem vários significados. Pode ser libertação, livramento, preservação, tirado do perigo, escape do castigo, liberdade temporal, a revelação do Evangelho, etc.

Algumas passagens bíblicas podem elucidar os vários sentidos da palavra "salvação".Em Atos 7.25, na edição Almeida Revista e Atualizada,diz: "Ora, Moisés cuidava que seus irmãos entenderiam que Deus os queria salvar por intermédio dele; eles, porém, não compreenderam".Obviamente, neste texto Moisés não se referia à salvação  por meio de Cristo, e sim à liberdade temporal que seria livrar Israel da Escravidão do Egito.

Porém, na epístola  aos Romanos 13.11, vemos um significado diferente para a palavra "salvação": "E isto digo, conhecendo o tempo, que já é hora de despertarmos do sono; porque a nossa salvação está agora mais perto de nós do que quando aceitamos a fé". O termo salvação nessa passagem indica a vinda de Cristo.



As Escrituras nos apresentam as 3  etapas da salvação.


1- A primeira é vista no momento em que a pessoa aceita a Cristo, ela é perdoada de seus pecados  e regenerada pelo Espirito Santo (Tt 3.5-6; 1Jo 1.9). No ato da conversão, o pecador é salvo do castigo eterno e o sangue de Jesus o purifica (Rm 5.12, 17-20).


2- A segunda etapa entra em cena depois que a pessoa aceita a Jesus e passa por uma transformação de vida. À medida que anda sob o domínio do Espirito Santo, o salvo torna-se livre do poder do pecado (Rm 6.14). Isso não significa que ele não peque mais, contudo o pecado não exerce controle sobre sua vida. Mesmo quando ele pecar, sua atitude imediata será a busca do perdão e o restabelecimento da comunhão com Cristo.


3- A terceira e ultima etapa da nossa salvação aponta para o futuro da igreja, quando definitivamente seremos salvos da presença do pecado. Esse acontecimento se dará em um dia glorioso, quando Cristo virá Arrebatar a sua Igreja (Rm 13.11; 1Co 15.51-54).


Que o Eterno nos conceda a cada dia a sua graça, para que possamos continuar a proclamar o Evangelho da Salvação.


Abraços,
Ev.Silas Pimenta.


Um comentário:

  1. Passei e encontrei seu blog, li algumas coisas, seu blog é muito bom, quero deixar um incentivo: Continue a deixar-se guiar pela grande vontade de Deus, continue a ouvir a voz do Espírito Santo, e a escrever o que você sabe que é a vontade de Deus, tanto para ganhar outros para Jesus, quer incentivar nossos amigos a ficarem mais perto do nosso Deus. Deixo também um convite, mas é apenas se o quiser fazer, pertencer aos meus amigos no Peregrino E Servo, claro que irei retribuir.Um obrigado,e muita paz de Jesus.

    ResponderExcluir