sábado, 3 de julho de 2010

MICAÍAS, o Porta-Voz de Deus.




l Reis 22- Aliança entre Josafá de Judá e Acabe de Israel.

O capítulo 22 de l Reis narra uma historia muito interessante, e muito rica em
ensinamentos aplicáveis em nossos dias.
Atentaremos para alguns personagens desta passagem bíblica, a saber:Acabe,Josafá,400 "Profetas" e Micaías o Profeta.Vejamos:

Acabe- heb.irmão do pai;isto é, talvez muito parecido com seu pai Onri. Foi o sétimo rei de Israel, casou se com Jezabel e serviu a Baal. Saiu vitorioso em duas campanhas contra Bene-Hadade rei da Síria. Foi reprovado pelo profeta Elias.
Sem a bênção de Deus, foi morto em Ramote Gileade quando empreendeu a terceira campanha contra Bene-Hadade rei da Síria.( l Rs 16-20)

Josafá- heb.Jeová julga, após a morte de Asa seu pai,Josafá assume o trono em Judá.
Teve um bom reinado.Sua aliança com Acabe quase custa-lhe a vida (l Rs 22;llCr 17).


400 "Profetas"-Estes profetas estavam a serviço do rei Acabe. Logo quando Acabe pergunta se ganharia peleja,rapidamente todos em uma só voz diz: "Sobe, porque Deus a entregara nas mãos do rei"...
Estes profetas porém, estavam equivocados.


Micaías- heb.Quem é semelhante a Jeová?,filho de Inlá, profeta de Samaria.
Profetizou a morte de Acabe (l Rs 22.7-14).A definição para profeta é:"Aquele que fala em lugar de outrem"; Porta-Voz de Deus.


Vamos Refletir:

Josafá um rei piedoso do reino do sul faz uma aliança muito perigosa com Acabe rei do reino norte,Acabe era um rei perverso e idolatra.Josafá poderia até viver em paz com o reino do norte, mas fazer aliança com um rei que havia virado as costas para o Deus de Israel não era permitido.Com propósitos políticos,Josafá ignora o grande abismo moral e religioso que separa os dois reinos.

Vivemos dias semelhantes. Temos vistos homens piedosos que, se esquecendo dos princípios estabelecidos por Deus, vão fazendo alianças com homens corruptos e descompromissados com o Senhor.
Josafá demonstrou temor ao solicitar a palavra do Senhor através dos profetas, e também desconfiou quando os 400 profetas falaram a mesma coisa e logo pergunta: Não há aqui ainda algum profeta do Senhor? Todavia,falhou em não obedecer a voz do Senhor,que falará através de seu profeta.

E agora entra em cena Micaías o porta-voz de Deus. O historiador Flávio Josefo supõe que Micaías seja o profeta anónimo que condenou Acabe por libertar Bene-Hadade.Acabe mesmo declarou que odiava Micaías pois, o profeta nunca profetizava nada de bom para ele ,apenas o mal.

Micaías tinha o compromisso não de agradar o rei e desfrutar de seus favores,mas o compromisso de agradar o Reis dos Reis e Senhor dos Senhores.Quando o porta-voz de Deus declara a sentença de Acabe e o fracasso da peleja, é esbofeteado.

Os profetas de hoje preferem dizer o que os outros 400 estão dizendo do que se indispor com o "rei".
Os profetas de hoje preferem os holofotes os oltdoor a midia as mansões e os carros importados.
Micaías não era assim, ele não se importou em falar a verdade para o rei, e logo em seguida ser lançado dentro de um cárcere.
Para o profeta moderno, se falar a verdade lhe implicar na perda do bom ordenado no ministério,do status,da fama,etc, é melhor continuar na "mentira santa".

Que o Senhor nos guarde e nos ajude a seguir o exemplo deste verdadeiro profeta de Deus.

Fontes de Pesquisa:Bíblia do Obreiro/Pequena enciclopédia bíblica Orlando Boyer/Comentário bíblico Moody.


Em Cristo.
Pb.Silas Pimenta.

2 comentários:

  1. Maravilhosa mensagem que deve ser muito pregada nos dias de hoje

    Pr. Sergio Martins

    ResponderExcluir
  2. SÓ JESUS ESTAMOS NAS ULTIMAS HORAS

    ResponderExcluir