
Discípulo ou
Multidão?Lucas 7.11-17,11 E aconteceu que, no dia seguinte, ele foi à cidade chamada
Naim, e com ele iam muitos dos seus
discípulos, e uma grande
multidão;
12 E, quando chegou perto da porta da cidade, eis que levavam um defunto, filho único de sua mãe, que era viúva; e com ela ia uma grande multidão da cidade.
13 E, vendo-a, o Senhor moveu-se de íntima compaixão por ela, e disse-lhe: Não chores.
14 E, chegando-se, tocou o esquife ( e os que o levavam pararam ), e disse: Jovem, a ti te digo: Levanta-te. E o defunto assentou-se, e começou a falar.
15 E entregou-o a sua mãe.
16 E de todos se apoderou o temor, e glorificavam a Deus, dizendo: Um grande profeta se levantou entre nós, e Deus visitou o seu povo.
17 E correu dele esta fama por toda a Judeia e por toda a terra
circunvizinha.
Cidade de Naim- Uma cidade, ou porque não dizer um povoado, situada a noroeste do Pequeno Hermom e 9 Km a sudeste de Nazaré ( dicionário bíblico, Orlando Boyer ).Esta era uma cidade tão pequena, que chego a pensar que as autoridades daquela época não via nada de interessante para que viessem a perder o seu tempo em visita-la. Se preocupar com os problemas daquelas pessoas, muito menos.Infelizmente não é diferente em nossos dias,não são apenas as autoridades constituídas que ficam alheios as necessidades das pessoas "menos favorecidas", algumas autoridades "eclesiasticas"(megas pregadores,cantores,conferencistas etc) só querem estar aonde estão as massas, estão mais preocupados em se auto-promoverem, estão ocupados demais para atender aos pobres e oprimidos.Nesta pequena cidade havia uma mulher,viúva e que estava indo sepultar seu único filho.Que tristeza para essa pobre mulher.Da porta da cidade Jesus avistou aquela triste cena, e logo se propôs a ajudar; transformou a tristeza daquela pobre mulher em alegria, agora ela pode voltar a sorrir, o seu filho esta vivo.Que possamos seguir o exemplo deixado pelo Autor da Vida, indo atrás dos necessitados aonde quer que eles estejam.(Mc 16.15) Discípulos- O que recebe disciplina ou instrução; que segue os conselhos ou imita os exemplos, de outrem (dicionário bíblico, Orlando Boyer).Jesus chegou na cidade com muitos de seus discípulos.Isso nos faz entender que ao lado de Jesus havia muitas pessoas que estavam absorvendo os seus ensinamentos para mais tarde dar continuidade na obra que Jesus havia começado (Mt 10.1;
Lc 10.1-20).Ser discípulo é seguir os exemplos de seu Mestre, é obedece-lo, é deixar o pecado.Ser discípulo é poder desfrutar da multiplicação do pão (Mc 6.30), mas também é permanecer com Ele quando a tempestade se levanta (Lc 8.22).Os discípulos assimilaram de tal forma os ensinamentos de seu Mestre que chegaram a dizer:Atos 20.2424 Mas em nada tenho a minha vida por preciosa, contanto que cumpra com alegria a minha carreira, e o ministério que recebi do Senhor Jesus, para dar testemunho do evangelho da graça de Deus.Veja o que os principais discípulos de Cristo foram capazes de suportar pela causa do seu Mestre:Como morreram, ou qual foi o fim dos discípulos? (Curios. e Testes Bib., 29 e 30, CPB)
PEDRO: morreu crucificado com 75 anos de idade, no ano 67 de nossa era. A tradição conta que ele pediu que o crucificassem de cabeça para baixo, porque se considerava indigno de morrer como seu Mestre.
TIAGO: filho de Zebedeu, foi o primeiro dos apóstolos a morrer por sua fé. foi decapitado à espada por ordem do rei Herodes Agripa I, por volta do ano 44 de nossa era.
JOÃO, irmão de Tiago, ambos considerados “filhos do trovão”, e depois de andar com Jesus, ficou conhecido como o “discípulo amado”, foi desterrado, pelo imperador Domiciano, para a Ilha de Patmos a fim de trabalhar nas minas. Morreu aos cem anos de idade, sendo o único dos apóstolos que teve morte natural. Segundo a tradição, ele foi lançado pelos inimigos num tacho de azeite fervendo, de onde saiu ileso.
ANDRÉ, irmão de Pedro, foi crucificado em Ática, na Ásia menor. Até exalar o último suspiro, continuou admoestando seus algozes.
TIAGO, filho de Alfeu, foi lançado do pináculo do templo de Jerusalém, e a seguir apedrejado até morrer.
MATEUS, o ex-coletor de impostos, pregou por quinze anos na Palestina, indo então para a Etiópia, onde foi morto à espada.
BARTOLOMEU pregou na Arábia, estendendo sua pregação até a Índia. Alguns afirmam que ele foi amarrado num saco e lançado ao mar, enquanto outros asseguram que ele foi esfolado vivo.
SIMÃO, o cananeu, também chamado Zelote, morreu na Pérsia. Por ordem do imperador Trajano foi martirizado até expirar.
FELIPE morreu na Ásia menor, enforcado num pilar do templo em Hierápolis.
TOMÉ, o incrédulo, veio a ser um dos maiores pregadores do cristianismo. Viajou muitíssimo, pregando nas regiões de Parta, Média, Pérsia, chegando até a Índia, onde morreu atravessado por uma lança, na cidade de Coromandel.
JUDAS Tadeu, irmão de Tiago, morreu cravado de flechas.
JUDAS Iscariotes, enforcou-se e serviu de alimento para os cães, após trair a Jesus com um beijo.
MATIAS, o substituto de Judas, foi o primeiro a ser apedrejado e em seguida, decapitado.
Outros seguidores e como foi o seu final:
ESTÊVÃO morreu apedrejado.
MARCOS foi arrastado pela ruas de Alexandria, no Egito, até morrer.
BARNABÉ, também foi apedrejado. Conta-se que os judeus de Salamina zombavam dele enquanto sucumbia.
PAULO, o grande apóstolo dos gentios, foi decapitado em Roma, por ordem do tirano Nero.
Será que estamos rrealmente disposto a ser discípulos ?
Multidão- Grande ajuntamento de pessoas ou de coisas (dicionário bíblico, Orlando Boyer).Jesus chegou na cidade com uma grande multidão.Jesus sempre esteve rodeado de pessoas vindas de todos os lugares (Mt 20.29). Pessoas importantes tiveram curiosidade de saber quem era Jesus,como por exemplo: Zaqueu e Nicodemos.Muitos estavam na multidão por que queriam uma cura para si ou para seus filhos ou criados (Lc 8.40-42), outros queriam libertação (Mt 17.14) e outros queriam saciar sua fome (Jo 6.26).Hoje em dia não esta muito diferente. As igrejas estão cheias, principalmente nos cultos denominados "
culto da prosperidade, da vitoria financeira, do Ré-te-te" e por ai a fora.
Essa classe de pessoas estão mais preocupadas em receber a bênção do que servir o Dono da bênção, elas recebem a cura e depois não voltam mais, nem mesmo para agradecer (Lc17.11-19).Caro amigo e irmão, de que lado você está ?
Discípulo ou Multidão !
Em Cristo que é o Mestre por Excelência !Pb.Silas