As duas etapas do reinado de Uzias.Uzias, cujo nome em hebraico significa: Jeová é a minha força.
Era filho de Amazias e rei de Judá, era conhecido também pelo nome de Azarias (2 Reis 15.1-13).
1º Etapa de seu reinado ll Crônicas 26.5
(Buscando ao Senhor)
5-Porque deu-se a buscar a Deus nos dias de Zacarias, que era entendido nas visões de Deus; e nos dias em que buscou ao SENHOR, Deus o fez prosperar.
Uzias começou a reinar aos dezesseis anos de idade, e durante 55 anos reinou em Jerusalém (2 Crônicas 26.3).
Buscou ao Senhor e o Senhor o fez prosperar.
Ganhou pelejas, edificou torres em Jerusalém, cavou poços, os amonitas lhe trouxeram presentes. Tinha um exército numeroso, poderoso e muito bem equipado.
Uzias ficou muito conhecido e “afamado” (2 Crônicas 26.8,15).
Este monarca fez uma excelente obra, muitas pessoas o ajudaram até que se tornou muitíssimo forte.
Como é bom quando nos colocamos a buscar ao Senhor, Ele esta pronto a nos ajudar.
Jeremias 29.13
13 E buscar-me-eis, e me achareis, quando me buscardes com todo o vosso coração.
II Crônicas 7.14
14 E se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e buscar a minha face e se converter dos seus maus caminhos, então eu ouvirei dos céus, e perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra.
Amados irmãos e amigos: “Buscai ao Senhor enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto” ( Isaías 55.6 )
2º Etapa de seu reinado ll Crônicas 26.16
(Abandonando ao Senhor)
16- Mas, havendo-se já fortificado, exaltou-se o seu coração até se corromper; e transgrediu contra o SENHOR seu Deus, porque entrou no templo do SENHOR para queimar incenso no altar do incenso.
Uzias apesar de ter começado bem, teve um fim muito infeliz, vejamos:
O final do versículo 15 diz: ... e propagou a sua fama até muito longe; porque foi maravilhosamente ajudado, até que se fortificou.
A sua fama
A fama é algo complicado para algumas pessoas, algumas mudam de comportamento, fazem de tudo para adquiri-la.Veja:
JOHN LENNON: Jesus era legal, mas suas disciplinas são muito simples. Hoje, nós somos mais famosos que Jesus Cristo. (1966)". Lennon, depois de
Ter dito que os Beatles estavam mais famosos que Jesus Cristo, recebeu
Cinco tiros de seu próprio fã.
Uzias entrou por este caminho e não se deu bem. Infelizmente muitos tem se deixado levar pela fama, hoje nos temos os grandes
Tele - pregadores, Tele-cantores os astros do meio evangélico e até animadores de cultos, meu Deus onde iremos parar.
Foi ajudado maravilhosamente
Uzias deveria ter no mínimo consideração por aqueles que o ajudaram. Infelizmente muitos se esquecem daqueles que os ajudaram no inicio da fé, nos primeiros passos no ministério e por ai a fora.
Paulo o apostolo dos gentios era grato a Deus por seu companheiros: Timóteo, Silas(Silvano), Aristarco, Lucio, Jasom, Gaio, Erasto e outros.
Devemos ter em estima tais pessoas que, com afinco nos ajudaram pois, a bíblia nos ensina:”...a quem honra, honra”.
Seu coração exaltou
Uzias deixou implícita a sua proclamação de rei-sacerdote-divino, um costume próprio dos cananeus ( Gn 14.18; Nm 12.10 ).
Uzias agora queria executar uma função que não era sua, queimar incenso no altar de incenso, atribuição que era exclusiva do sacerdote.
Hoje as pessoas surgem do nada se auto - proclamando Bispos, Apóstolos, Reverendos etc,etc,etc. Se não tivermos cuidado o líder da consagração vai querer fazer o papel do pastor da igreja, e ai vira uma bagunça tremenda. Lembro-me que Deus falou com Samuel durante toda a noite, todavia pela manha Samuel estava abrindo as portas da casa do Senhor.
Hoje o Senhor fala que tem uma obra na vida do novo convertido,no outro dia ele compra uma bíblia de estudo e já quer ser “PREGADOR”, que ministrar no lugar do sacerdote.
Os sacerdotes tiveram uma postura firme em não deixar o rei fazer tal loucura (ll Crônicas 26.18).
A igreja de Cristo precisa de homens da estirpe do sacerdote Azarias, homens valentes que não tenham medo de combater aqueles que, com aparência de piedade não passam de lobos devoradores.
Uzias teve a retribuição por tal loucura, ficou leproso até o dia de sua morte, foi excluído da casa do Senhor e morou em uma casa separada. Uzias por certo não compreendeu que Jeová que era a sua força.
Este é o fim daqueles que deixam de buscar ao Senhor e deixam a soberba e o orgulho entrarem em seus corações. Tais pessoas se não se arrependerem terão o mesmo fim.
Não nos esqueçamos: Provérbios 18.12
O coração do homem se exalta antes de ser abatido e diante da honra vai a humildade.
Em Cristo, o Rei da Glória,
Pb.Silas Pimenta.