domingo, 6 de maio de 2012

Paulo instruindo Timóteo, seu filho na fé.



2 TIMÓTEO 2 

 Paulo, apóstolo de Cristo Jesus, pela vontade de Deus, estava aprisionado como um malfeitor, mas a Palavra da verdade não esta. As adversidades que sobrevém aos que vivem o Evangelho, é a sala de aula onde recebemos as lições da paciência, da perseverança e da assistência ao próximo, em nome do Senhor Jesus. É nesses fundamentos que Paulo escreve essa carta ao seu amigo e filho amado na fé, Timóteo, demonstrando sete exemplos figurativos de empenho para exortar e incentivar ao obreiro do Senhor na contínua, ardua e compensadora tarefa na seara.


  •  Como filho (v.1) Timóteo recebe exortação para se fortalecer na graça. Graça maravilhosa e inigualável que só encontramos em Jesus.


  •    Como soldado (v.3) Timóteo é recrutado para sofrer as aflições, agradando ao seu general, sem envolvimento com os negócios desta vida que o distraem na missão. 


  •  Como atleta (v.5), Timóteo é convocado para competir como um autentico merecedor da coroa da vida. 
  •  Como lavrador (v.6), O homem de Deus deve trabalhar a terra e ser o primeiro a colher os resultados de sua semeadura fiel. 


  •  Como obreiro (v.15), Ele tem que se apresentar como: aprovado - Antes de pregar, apresentar-se aprovado diante de Deus. sem se envergonhar - bom exemplo para a vergonha das hostes espirituais da maldade. que maneja bem a Palavra da verdade - É uma Palavra manejável, possuindo desdobramentos que devem ficar claros, sendo que, ao ignorar-mos esses desdobramentos, o ensino se torna inválido e confuso. (Isaias 28.10) 


  •  Como vaso (v.21), O filho amado é chamado a se manter-se limpo, inconfundível. Deus exige que o vaso seja puro, e não simplesmente valioso.   


  • Como servo (v.24) O pastor-servo deve se manter manso, sofredor, um mestre virtuoso. 



 À Deus seja a glória. 

 Meditar é preciso 


Pr.Douglas Ronaldo

Nenhum comentário:

Postar um comentário