Obedecendo a ordem Imperativa do Mestre."E disse-lhe:Ide por todo mundo" Mc 16.15
quinta-feira, 10 de junho de 2010
FILHO PRÓDIGO.
A Parábola do Filho Pródigo (Lucas 15.11)
Vejamos o que o Mestre da Galileia nos ensina nesta rica e maravilhosa parábola que ocorre em um ambiente familiar.
Saindo da casa do pai.
(V 11-17) Foi um dia triste para um pai de família que com muito esforço cuida de seu lar e em especial de seus dois filhos, a fim de livrá-los das agruras que o mundo poderia lhes oferecer.
O filho mais novo em um diálogo com seu pai diz:: Pai, dá-me a parte dos bens que me pertence. (V 12).
O pai então com tristeza reparte os bens e vê seu filho indo após o seus caminhos. Agora este jovem rapaz vai para uma terra distante e desperdiça seus bens vivendo dissolutamente. Depois de algum tempo, o dinheiro acabou, houve fome na terra e o jovem começou a padecer necessidades.
No afã de garantir sua sobrevivência, arrumou um trabalho que era o de apascentar porcos, chegou a desejar alimentar-se da comida que os porcos comiam. Talvez aqui foi o fundo do poço para este moço que tinha de tudo na casa de seu querido e amado pai.
Quantas pessoas que, a semelhança do filho pródigo tem deixado o lar Paterno, virado as costa para o Pai da Eternidade e, seguindo os caminhos do seu coração trilham a passos largos rumo a destruição (Pv 14.12). O homem busca de forma desenfreada os bens desta vida e se esquecem que o aconselhamento bíblico é: Buscai antes o reino de Deus, e todas estas coisas vos serão acrescentadas (Lc 12.31).
O filho pródigo agora observa que havia esbanjado toda sua fortuna, e o pior,sua vida estava indo pelo mesmo caminho,ele até tenta sair daquela situação por meio dos seus próprios esforços, porém, foi tudo em vão,ele estava mesmo no fundo do poço.
Não há nenhuma diferença com o que acontece em nossos dias, as pessoas além de ter deixado a casa do Pai, tem esbanjado os seus bens materiais com aquilo que não é pão, e o pior vão dissolvendo suas vidas nas drogas, prostituições, adultérios, roubos e outros tipos de atrocidades. Elas vêm tentando solucionar seus problemas sozinhas, viver sozinhas, porém, não adianta, pois,quando a “fome” chega não existe comida melhor do que aquela preparada pelo Pai.
Reconheça, se você esta no fundo do poço, o Pai pode e quer tira-lo de lá.
Pensando em retornar a casa do pai
(V 17-19) O jovem no fundo do poço pensa:
17 E, tornando em si, disse: Quantos jornaleiros de meu pai têm abundância de pão, e eu aqui pereço de fome!
18 Levantar-me-ei, e irei ter com meu pai, e dir-lhe-ei: Pai, pequei contra o céu e perante ti;
19 Já não sou digno de ser chamado teu filho; faze-me como um dos teus jornaleiros.
Nestes versículos nós vemos o que o jovem pensa em dizer ao seu pai quando o encontrar, ser aceito mesmo como um trabalhador já estava de bom tamanho. Todavia, ele deveria declarar isso para seu pai.
A bíblia diz:
A saber: Se com a tua boca confessares ao Senhor Jesus, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo ( Rm 10.9 ).
Quantas pessoas pensam em mudar de vida, reconhecem que precisam de Deus, vão até a igreja, porém, na hora de confessarem ao Senhor Jesus voltam atrás e retornam para o fundo do poço. Meu querido amigo e irmão, coragem! O Pai te espera.
Retornando a casa do Pai
(V 20-24) Estes versículos nos falam da atitude do filho e da receptividade do Pai. Ainda longe o Pai contempla seu filho retornando, que maravilha, o Pai sempre esta de olho em nós. O filho pródigo é recebido com um gostoso abraço e beijos por seu bondoso Pai. O jovem espera ser recebido e tratado como um escravo ou trabalhador, e logo é surpreendido ao receber 3 presentes de uso pessoal e 1 que desfrutaria de forma coletiva.
Presenteado pelo Pai.
Primeiro presente foi vestes nova: As vestes que ele recebeu era o “manto de honra”, este manto de honra era recebido quando se ocupava uma posição honrosa ( Gn 41.42). O jovem despiu-se das vestes surradas do pecado e da desonra e foi honrado novamente pelo seu bondoso pai.
Segundo presente foi um anel: O anel era um símbolo de autoridade, o anel do rei tinha seu símbolo pessoal com o qual ele marcava os documentos oficiais (Et 3.10), o anel que o filho pródigo recebeu de seu pai indicava perdão e aceitação.
Terceiro presente foi sandálias nos pés: Moises foi ordenado por Deus a tirar as sandálias dos pés ao se aproximar da sarça ardente de onde Deus lhe falava (Ex 3.5), o jovem estava recebendo novas sandálias pois agora ele trilharia por caminhos retos caminhos de paz ( Ef 6.15) e não mais por caminhos que levam a morte.
O jovem agora estava com sua vida restaurada, vestes novas, anel no dedo e sandálias nos pés, voltou a condição de filho e não de escravo.
Assim Deus quer fazer com sua vida, tirar você do fundo do poço e te dar uma nova razão para viver.
Quarto presente foi coletivo, uma festa: O pai manda matar o bezerro cevado o que só era feito em ocasiões especiais e serve um banquete em comemoração ao retorno do seu filho. Agora o pai esta declarando publicamente que: Aquele filho que estava morto; reviveu, que estava perdido; e foi achado, e todos começaram a alegrar-se.
Caro amigo e irmão, Cristo, o Pai da Eternidade esta a sua espera, volte depressa.
Em Cristo, o Pai da Eternidade,
Pb.Silas Pimenta.
Parábola significa (Do grego Parabolé), São narrações alegóricas carregadas de beleza e significados destinadas a transmitir verdades importantes.( Dicionário de Educação Cristã,Marcos Tuler,CPAD )
Pródigo significa: Que, ou aquele que despende com excesso (Dicionário Orlando Boyer) ou esbanjador,dissipador,liberal ( Dicionário Aurélio )
Fontes de Pesquisas: Bíblia de Estudo Pentecostal , Maneiras e Costumes Bíblicos IBAD ( Marta Suana)
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Olá! Amado Pb. Silas, Graça e Paz...
ResponderExcluirParabéns, mais um lindo trabalho, para enriquecer a nossa fé, que Deus continue iluminando a sua mente.
Está parábola é tremenda, ela revela como é maravilhosa e surpreendente a graça de Deus, ao receber um pecador verdadeiramente arrependido.
O pecador diz: estou arrependido, vou voltar e confessar, se ele me receber, mesmo como um dos seus trabalhadores, já está muito bom. Mas Deus diz: O meu Filho você voltou... e o recebe com abraços e beijos, e diz: traga roupas novas, um anel coloque em seu dedo, e novas sandálias nos seus pés. "Agora é só festa" Digo-vos que, assim, haverá maior júbilo no céu por um pecador que se arrepende do que por noventa e nove justos que não necessitam de arrependimento (Lc-15:7).
Deus te abençoe em nome de Jesus...
Nobre Pb.Fábio,
ResponderExcluirGraça e Paz.
Que bom que o amado irmão gostou,
ore por nós.
Amplexos,
Pb.Silas Pimenta.
A paz irmão! Que Cristo seja sempre teu guia.Já sou sua seguidora, passe no meu quando poder, será uma alegria.
ResponderExcluirGraça e Paz irmã Regys Sales.
ResponderExcluirObrigado pela visita,volte sempre.
Amplexos,
Pb.Silas Pimenta.