quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

Te damos Graças Senhor!








Para obter uma melhor audição, desligue o som da radio Prisma Gospel


Amados irmãos e amigos, através deste vídeo quero dar graças a Deus Pai por vossas vidas.
Pela oportunidade que tivemos de interagirmos durante este ano que se finda, e, permitindo o Senhor continuaremos neste Novo Ano que se inicia.


A todos, um Feliz 2010, com Jesus.


Em Cristo, a Graça revelada.
Pb. Silas Pimenta.

quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

Salmos 3 - Lições do homem Segundo o coração de Deus

Salmos 3

Dos 73 Salmos de Davi, o Salmo 3 foi escrito quando o maior rei da história de Israel fugia de Absalão.

Afinal, quem era Absalão ?

Absalão cujo nome em hebraico significa: Meu pai é Paz, foi o terceiro filho de Davi com Maaca, nasceu na terra de Hebrom.

Foi responsável pela morte de seu irmão mais velho Amnon.

Deitou-se com as mulheres de seu pai diante de todo o povo de Israel.

Durante 4 anos planejou uma rebelião a fim de tomar o trono de seu pai ( 2 Samuel 15/16/17/18/19 ). Foi morto na batalha por Joabe .

Embora Davi tivesse conhecimento do motivo de tal crise, não se revoltou, não negou sua fé no Deus de Abraão, Isaque e Jacó.

E assim o grande monarca de Israel engrandece ao Eterno compondo esse lindo Salmo .

Salmos 3

1 SENHOR, como se têm multiplicado os meus adversários! São muitos os que se levantam contra mim.

2 Muitos dizem da minha alma: Não há salvação para ele em Deus.

3 Porém tu, SENHOR, és um escudo para mim, a minha glória, e o que exalta a minha cabeça.

4 Com a minha voz clamei ao SENHOR, e ouviu-me desde o seu santo monte.

5 Eu me deitei e dormi; acordei, porque o SENHOR me sustentou.

6 Não temerei dez milhares de pessoas que se puseram contra mim e me cercam.

7 Levanta-te, SENHOR; salva-me, Deus meu; pois feriste a todos os meus inimigos nos queixos; quebraste os dentes aos ímpios.

8 A salvação vem do SENHOR; sobre o teu povo seja a tua bênção.

Primeiro: (v 1)

Os inimigos eram muitos, porém a bíblia nos garante:

Esforçai-vos, e tende bom ânimo; não temais, nem vos espanteis, por causa do rei da Assíria, nem por causa de toda a multidão que está com ele, porque há um maior conosco do que com ele. (II Crônicas 32.7)

Segundo: ( v 2)

Eles diziam que não haveria escapatória nem salvação, porém a bíblia diz:

Ó inimiga minha, não te alegres a meu respeito; ainda que eu tenha caído, levantar-me-ei; se morar nas trevas, o SENHOR será a minha luz. (Miquéias 7.8)

Terceiro: (v 3)

Davi sabia que Deus era seu escudo, sua gloria e aquele que o exaltaria novamente.

ESCUDO (proteção). Ele te cobrirá com as suas penas, e debaixo das suas asas te confiarás; a sua verdade será o teu escudo e broquel. (Salmos 91.4)

SUA GLORIA (honra diante da nação), EXALTAÇÃO DA SUA CABEÇA(restauração moral)

O SENHOR empobrece e enriquece; abaixa e também exalta.

Levanta o pobre do pó, e desde o monturo exalta o necessitado, para o fazer assentar entre os príncipes, para o fazer herdar o trono de glória; porque do SENHOR são os alicerces da terra, e assentou sobre eles o mundo. (I Samuel 2.7,8)

Quarto: (v 4,5,6,7,8)

Davi sabia que Deus ouviria sua oração, o livraria de seus inimigos.Por este motivo mesmo em meio as crises da vida poderia: DEITAR, DORMIR E LEVANTAR, pois, Deus era o seu sustentador. E com isso o “homem segundo o coração de Deus “ conclui dizendo: A Salvação vem do Senhor.

Prepara-se o cavalo para o dia da batalha, porém do SENHOR vem a vitória.( Provérbios 21.31 )

Aprendemos muito com o Salmos de numero 3 . Aprendemos que somos seres humanos, e como tal erramos. Todavia, quando verdadeiramente nos arrependemos, o Deus Eterno esta pronto a ouvir o nosso clamor e nos ajudar. Aprendemos também através do lamento de Davi pela morte de seu filho Absalão, mesmo depois de todo o mal que este o causou.

Temos visto em nossos dias pessoas amarguradas, rancorosas, odiosas...,e isso dentro de nossas igrejas, infelizmente. Hinos que evocam o sentimento de revidar diante de um mal causado por alguém. Que o Eterno nos ajude a seguir o exemplo deste grande servo de Deus.

I Pedro 3.9 Não tornando mal por mal, ou injúria por injúria; antes, pelo contrário, bendizendo; sabendo que para isto fostes chamados, para que por herança alcanceis a bênção.

Fonte: Biblia de Estudo Pentecostal, Enciclopédia Biblica Orlando Boyer.

Em Cristo,

Pb.Silas Pimenta

sábado, 5 de dezembro de 2009

História de Josafá


Clique na imagem para amplia-la



O Senhor esteve com Josafá

Josafá, filho do rei Asa, pôde observar as experiências positivas de seu pai, quando esse se dedicou ao Senhor; e as negativas, quando, já no final da sua vida, encheu seu coração de orgulho e auto-suficiência e se afastou dEle. Por isso, ao subir ao trono impressionado pelas experiências de temor e devoção ao Altíssimo, preferiu seguir o caminho da piedade.

Esse monarca – começou a reinar aos 35 anos e que permaneceu no trono por 25 anos, foi, depois de Salomão, o mais preparado rei de Judá, pois deu novos rumos à nação ao fazer alterações não só políticas e económicas, mas também religiosas.

Politica: Josafá obteve tamanho prestigio nacional que era constantemente presenteado pelo seu povo, rei carismático, extrapolou fronteiras e adquiriu fama e simpatia internacional, até mesmo de povos vizinhos que outrora tinham sido inimigos da nação.

No início de seu reinado, era inimigo de Israel, por isso fortaleceu as cidades fronteiriças ( ll Cr 17.1,2), mas quando teve oportunidade fez aliança de paz com o Reino do Norte (ll Cr 18.1).Para adquirir honra e respeito de seus visinhos, montou uma grande estrutura militar, um exército poderoso que há muito tempo não se via.

Em ll Cronicas (17.14-18), são mencionados cinco batalhões de soldados com um total de mais de um milhão de homens. Isso, sem duvida, era uma força militar expressiva, que perdeu seu poderio devido a aliança do monarca com Acabe,rei de Israel. Josafá poderia ter paz com seu vizinho, mas não deveria estabelecer aliança, pois não era da vontade do Senhor. Nessa aliança, Josafá promoveu o casamento de seu filho com a filha de Acabe e Jezabel , uniu seu exército com o do perverso rei do Norte e ainda saiu à guerra com esse rei ( ll Cr 18.1,3;19.2,3). Esses acordos colocaram a vida de Josafá em perigo durante a batalha e ainda manchou sua imagem de líder exemplar frente a seu povo.

Posteriormente, sua perversa nora Atalia, quase riscou a disnatia de Davi do trono de Israel ao tentar assassinar todos os sucessores.

Isso demonstra que devemos tomar cuidado com as pessoas com as quais nos aliamos. As escrituras nos aconselham a vigiarmos muito nossos relacionamentos ( ll Co 6.14-18 )

Economia: Josafá fortaleceu muito o reino. Não há muitas informações quando a esse aspecto, porém isso fica evidente ao analisarmos sua trajetória e seus feitos. As escrituras revelam que alguns filisteus eram tributários ( ll Cr 17.11 ) e que Edom , nessa época, constituía-se num estado vassalo de Israel ( l Rs 22.47 ). Isso garante uma boa quantia de recursos ao tesouro de Israel.Alem disso, há registros de que esse rei fortificou cidades e retomou projetos de construções ( llCr 17.12b ), .inclusive cidades armazéns ( llCr 17.12 ), liderou um numeroso exercito ( (llCr 17.13-19) e acumulou grande riqueza (llCr 18.1a).Todas essas realizações só eram possíveis quando um reino se encontrava forte economicamente.

Para isso manteve grande fidelidade ao Senhor. Fidelidade essa aplicada primeiro a sua vida pessoal e depois ao seu reino. No que se refere a sua vida pessoal, foi autêntico seguidor do verdadeiro Deus ( ll Cr 17.3,4).

Religião: Josafá foi responsável pela purificação do culto que se prestava ao Senhor ( llCr 17.6). Além disso, executou a nobre tarefa de levantar uma comissão especial, composta de 5 oficiais, 9 levitas e 2 sacerdotes para percorrerem todas as cidades de Judá para ensinar a Lei do Senhor ao povo ( ll Cr 17.7-9 ). Foi essa proximidade do povo com a Palavra de Deus que ajudou a nação a se firmar como o povo santo do Senhor.

Um dos resultados maravilhosos de se ensinar as Escrituras a todo o povo de Judá se encontra na celebre batalha contra Moabe e Amom registrada em ll Crônicas ( 20 ). Nessa batalha, o inimigo era superior, pois possuía um exército enorme. Josafá não sabia o que fazer para enfrentá-los, resolveu simplesmente orar e expressar isso ao Senhor. Ouviu como resposta que deveriam apenas tomar posição e confiar no Altíssimo. Aquela batalha seria do Senhor e não sua e de seu exercito. O rei cumpriu as orientações de posicionar o exército e ordenou que todos adorassem a Deus em pleno campo de batalha. Isso foi suficiente para terem a vitória sem ter que lutar, pois quando se aproximaram do inimigo encontraram todos mortos. Assim, apenas recolheram os despojos.

Esse exemplo evidencia para o cristão que devemos aplicar os mandamentos do Senhor aos nossos corações, ensiná-los a todos e nos entregar a uma verdadeira adoração, das demais coisas o nosso Deus está cuidando.

Fonte: Bíblia de Estudo Pentecostal, Livros Históricos ( IBAD ).


Em Cristo,

Pb.Silas Pimenta.